Elub
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Elub

Estudantes do Livro de Urântia no Brasil
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Pre-existência do espírito - reencarnação???

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Jo




Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/01/2008

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQui Jan 31, 2008 11:58 am

Boa tarde a todos!
Estou agradecido por ter encontrado este site.

Começo a ler o Livro de Urantia e as impressões dos irmãos e já me deparo com algumas dúvidas.
Uma delas é a seguinte: lendo os demais tópicos e o excelente artigo COMO DEIXEI DE CRER NA REENCARNAÇÃO, por Icon, percebi que não haveria sobrevivência da personalidade. A centelha manteria as experiências das várias personalidades, até sua união definitiva com uma delas.

Compreendo bem a plausibilidade de tal formulação. Contudo, entre as razões que sempre me impulsionaram incessantemente para essa busca espiritual constante, está o fato de ter vivenciado algumas experiências desde a mais tenra infância.

Em determinada idade, por volta dos sete ou oito anos, experimentava sempre o seguinte, durante o sono: me via entre amigos, em uma paisagem muito luminosa, aprazível. A certa altura, sempre me conduziam para um ponto de onde eu avistava uma escada muito grande, tanto na largura quanto na altura. Ela descia até se perder de vista, no escuro. Eu não queria, nas primeiras vezes, descer, mas com a insistência amorosa dos amigos, acabava aceitando e ia descendo. À medida em que avançava, começava sempre a deslizar sobre os degraus em velocidade cada vez maior (com susto no começo). Acordava, em minha cama, com um forte baque no ventre. Com o tempo, perdi o medo de descer e não opunha resistência. Isso durou durante algum tempo, depois não tive mais tais sonhos.

Será pura fantasia? Como explicar a reincidência de tal sonho e sua significação? Agradeço qualquer comentário.

Abraços a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
RM
Admin



Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/12/2007

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeSeg Abr 14, 2008 11:18 am

Jo,

Essa sua experiência parece, no minimo, impressionavel... a minha dúvida é: o que ela significa para vc?
Eu tenho um monte de sonhos todas as noites, uns me lembro melhor, outros esqueço no momento, uns me impressionam outros me deixam sorrindo... mas nunca procurei um significado nos meus sonhos uma vez que sei que fazem parte de um processo mental muito humano.

Mas gostaría de saber mais a respeito dessa sua opinião sobre esse sonho. O que vc pensa que ele pode significar?

Na realidade o Espirito Ajustador trabalha muito com a sua mente durante o sono, podemos conversar sobre isso também.

Grande abraço

RM
Ir para o topo Ir para baixo
https://elub.forumeiros.com
Jo




Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/01/2008

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeSeg Abr 14, 2008 1:55 pm

À luz dos ensinamentos espíritas, seria um grupo de amigos espirituais me acompanhando. Dizem que o espírito não se liga completamente ao corpo até determinada idade.
Particularmente, acho a teoria do LU interessante, mas... essa questão da não sobrevivência da personalidade...
Como ficam os experimentos relativos às experiências de quase morte, realizadas por médicos de renome, por exemplo?

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
RM
Admin



Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/12/2007

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeSeg Abr 14, 2008 3:58 pm

essa teoria espirita em parte é verdade... em parte não... na minha opinião apenas.

O espirito "ajustador" apenas chega a um ser humano depois do seu 5 aniversario... e só se une a ele, ou se funde com ele, se o ser humano se identificar completamente com o seu objectivo... de facto isso é verdade, embora possa não ocorrer!! ou apenas acontecer muito tarde numa vida. Quando isso acontece o LU chama "fusão".

Eu não sei porquê vc diz que o LU é contrário à sobrevivencia da personalidade... o livro tem uma teoria muito interessante a respeito da sobrevivencia da personalidade... eu pessoalmente a acho muito lógica.

E esses amigos espirituais... qual é o objectivo, ou intenção, deles no seu sonho?

abraço

RM
Ir para o topo Ir para baixo
https://elub.forumeiros.com
Jo




Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/01/2008

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQua Abr 16, 2008 8:45 am

Caro RM, pelo que havia entendido, inclusive de algumas mensagens aqui deste fórum, não haveria a sobrevivência da personalidade, a não ser que a pessoa já tivesse chegado a um determinado estágio.
Você poderia me explicar qual é a teoria do LU?
Agradeço a atenção.
Abs
Ir para o topo Ir para baixo
RM
Admin



Mensagens : 19
Data de inscrição : 07/12/2007

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQua Abr 16, 2008 4:05 pm

Jo, é um facto de que a personalidade pode não sobreviver, em acordo com aquilo que o LU ensina. Mas também é um facto que essa sobrevivência é o resultado da escolha exclusiva de cada um. Existe, ou não, uma identificação, por parte dessa personalidade, com o objectivo do Universo. Se isso não ocorrer a personalidade perde o valor para esse mesmo universo e se extingue.

Se compararmos este conceito com o conceito das doutrinas "espiritualistas" de Alan Kardec e muitos outros adeptos das filosofias e crenças "espíritas", a conclusão é que uma explicação assim como a do LU sugere uma prática mais objectiva em função de uma determinada "meta" universal. Ou seja, existe na teoria expressa pelo Livro de Urântia uma sequência lógica dos eventos relacionados com a sobrevivência e consideravelmente mais justa do ponto de vista da vontade de cada ser humano. Se eu quero a sobrevivência da minha personalidade eu devo lutar por conquistar valor para essa personalidade de forma a que o próprio Universo reconheça a importancia da sua sobrevivência.

Por outro lado, na doutrina Kardecista do espiritualismo, mesmo que eu não tenha qualquer interesse em prolongar a minha existência, esta acontecerá sucessivamente até que eu consiga um nível qualquer de aceitabilidade universal. Ou seja, a minha personalidade é reaproveitada numa nova existência material com o fim de provocar o seu refinamento espiritual e segue assim indefinidamente, ciclicamente de forma repetida. Fica nesta forma filosófica os eternos problemas em explicar qual o valor de tal ciclicidade e qual o real objectivo de manter uma personalidade que dá provas de não querer sobreviver em constante repetição. Nesta mesma teoria, não posso ficar alheio ao facto da imensa perda de energia do universo em lutar contra a vontade de um ser humano rebelde quando a poderia estar utilizando em preparar todos aqueles que desejam ardentemente e de coração sobreviver e evoluir na carreira em direcção à perfeição.

Outro facto importante no conceito Kardecista é que se o objectivo de todo este ciclo de reencarnações tem um objectivo de aperfeiçoar uma alma, é de salientar que a perfeição não advêm apenas da experiência, mas também da inteligência. Mesmo que a experiência seja preponderante no factor ascendente para a perfeição, não é suficiente para tornar um ser humano mais perfeito. O LU propõe então que o factor experiência seja aliado a um outro e interessante conceito - o da encarnação.

Deixe-me dizer que encarnação não é sinónimo de reencarnação, e a diferença destes dois conceitos faz a diferença na coerência da apresentação dos argumentos. A encarnação de uma personalidade em "corpos" de progressiva capacidade intelectual faz com que tais personalidades possam progredir em direcção a um potencial de perfeição infinita. O LU apresenta assim níveis de Ascenção para cada criatura e permite que a experiência cresça aliada à capacidade intelectual de "corpo" em "corpo", de existência em existência, de realidade em realidade, de lugar para lugar.

Kardec não ponderou este facto e atêve-se na consideração que a experiência poderia dar essa inteligência ao ser nascido. Mas aqui gera-se um loop ambíguo de constatações. Se a experiência promove essa inteligência porque motivo eu não tenho consciência da minha experiência passada? Privar-me do valor dessa experiência é rejeitar a necessidade da mesma e por isso torna-se um conceito contrário ao próprio conceito que o determina.

Resumindo tudo isto, a personalidade sobrevive e encarna em outro corpo com maior capacidade intelectual, se assim provar que é sua vontade... se demonstrar ter valor para o universo como personalidade experiencial...

Jo, posso continuar com este tema, adicionando outros factores como o Ajustador do Pensamento e os 7 circulos Psiquicos etc. que estão relacionados com a sobrevivencia, mas... creio que isto, para já, responde à sua questão, e compara com a outra teoria que refere... tenho todo o gosto em ler a sua consideração e continuar conversando...

Forte abraço cheers

RM
Ir para o topo Ir para baixo
https://elub.forumeiros.com
Maria
Convidado




Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: A Reencarnação não existe   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQua Jan 20, 2010 1:50 pm

Devemos ler o Livro de Urântia com atenção, pois nos seus documentos sobre a Vida moroncial, ou sobre o nosso progresso futuro, prova que não existe a reencarnação.
No documento 193 mais especificamente, encontramos estas palavras de Jesus a alguns discípulos, em uma de suas Aparições depois de ressuscitado:
“Aqui, entre vós, compartilhais do conhecimento de que eu ressuscitei dos mortos, e isso não é estranho. Eu tenho o poder de sacrificar a minha vida e de retomá-la; o Pai dá esse poder aos Seus Filhos do Paraíso. Vós deveríeis animar-vos, nos vossos corações, pelo conhecimento de que os mortos de uma idade entraram na ascensão eterna logo depois que eu deixei o novo túmulo de José."
Se houvesse a reencarnação, estes mortos não estariam à espera da ressurreição.
Não há porque acreditarmos em reencarnação como uma possível volta a este mundo.
Fosse assim Jesus nos teria dito.
Um grande e afetuoso abraço em Jesus Cristo.
Ir para o topo Ir para baixo
W.A.M.
Convidado




Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeSex Out 15, 2010 7:29 pm

Olá Pessoal!

Estou começando hoje aqui no fórum.

O LU é bem claro quando diz que vivemos uma única vida aqui neste plano, uma vida curta e bem intensa e as demais vidas já começam nos mundos da alma, isto é nos mundos moronciais.

No LU está detalhado a vida nos Sete Mundos das Mansões, a primeira morada após a morte física.

E depois de passarmos pelos mundos moronciais e ainda teremos os mundos espirituais, rumo ao Paraíso, como Finalitores.

A caminhada é longa, mas não estamos sós, Deus habita em cada um de nós, está escrito no Livro em diversas passagens referente ao fragmento do Pai, Primeira fonte.

Um ótimo final de semana a todos!
Ir para o topo Ir para baixo
EdisonBR

EdisonBR


Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/12/2011

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQui Dez 22, 2011 5:03 pm

Boa Noite pessoal!

Sobre o assunto da Não-Reencarnação tenho minhas dúvidas.
Após uma infância e adolescência cheia de problemas espirituais, pois sofria e tinha medo de minhas visões.
Essas situações perduraram até meus 23 anos. Procurei ajuda em várias representações religiosas, Católica, Umbandista, Batista, Testemunha de Jeová, Seicho Noye.
Nada resolvia. Um belo dia sentado em meu portão tocando violão, quando um vizinho se aproximou e passamos algumas horas conversando.
Ele havia me falado de uns problemas que aconteciam na casa dele, mas não liguei para o assunto. Passaram-se uns 15 dias fui com o violão para casa dele sentamos na escada e ficamos compondo uma música, quando a irmã dele chegou com uma letra e reclamou que o irmão n debochava e nunca tentou compor melodia para aquela letra.
Pedi para ver, coloquei a folha de caderno em minha perna e comecei a tocar e cantar a música como se eu já à tivesse tocado antes.
Ficamos amigos e um belo dia estavamos tocando quando a irmã dele chegou e começou a falar de assuntos estranhos, Triângulo da Bermudas, Psicologia, Universo, confesso que naquele momento não entendi nada.
Ela é um espírito mensageiro e através dela conhecemos quatro Espíritos Superiores que ministraram aulas para nós em 1981, formamos um grupo de filosofia de vida até 1999 quando entraram em nova missão e interromperam o contato.
Pela evolução dos estudos através dos anos em 2008 conheci o SITE Fraternidade Branca e no fórum conheci o LU que estou lendo e já tenho seguidores me acompanhando nos estudos.
Hoje conheci esse fórum depois de uma resposta que coloquei no fórum do LU através do Orkut.
Se alguém puder esclarecer agradeço!

O Assunto foi:
Estranho
Minha filha foi com o namorado ver o filme 11-11-11 ontem.
Chegou surpresa e contando que no filme faz uma referência ao Livro de Urântia para abertura de um determinado Portal.
Eu tenho o livro em casa e estou lendo e até agora não encontrei nenhuma informação sutil que seja sobre esse assunto.
Eu e minha esposa combinamos de ver o filme para saber o que está acontecendo.

Quem foi ver o filme, tem algum comentário sobre o assunto?

Abraços a todos!

Boas Festas e um Feliz Ano Novo!


Ir para o topo Ir para baixo
Antonio-Recife




Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/01/2012

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Olá amigo EdisonBR   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 5:50 pm

Muita paz, luz e vida em todos os nossos corações.
Sou leitor do LU ja ha mais de três anos e estou findando Ele ja pela terceira vez; O LU abre as imensas possibilidades de sabermos quem somos e a nossa posição no Universo, inclusive com relação aos diferentes reinos como o humano, intermediário, da Alma, espiritual, angelical, arcanjelical e muitos mais além.
Antes de ler o LU, veja que situação a minha, eu ja sabia e ja escrevia sobre os três Circuitos que nos integram ao Real Ser, a saber:
1 - Cirucito da Personalidade;
2 - Circuito da Mente e
3 - Circuito do intelecto.
Através desses três circuitos podemos adentrar nos portais da verdade, podemos adentrar dentro de cada um de nós e contemplar o que somos, de onde viemos e para onde vamos e, inclusive para que fim estamos laborando nesse Universo Divino.
O LU não aborda o tema Portais, como se possa antender nos assuntos de "canalizações" tipo "candace" ou "mojorosson" etc.
Apenas não aborda, não nega nem afirma o tema portais, pois existe muitas dúvidas e confusões a esse respeito e muitas tentativas de trazer à tona mais e mais informações que venham a desviar o caminho de cada ser, ja imensamente confuso com a chuva quase que infinita de informações distorcidas e de valores invertidos;
Mas veja só quem está falando sobre isso! Eu que sou um leitor do LU ja ha mais de três anos, estou findando Ele pela Terceira vez e, posso te garantir que tenho em minha casa, um desses portais mais íntimos pelo qual posso adentrar n´outras realidades inclusive interdimensionais, viagens astrais e outros tipos de viagens ao mundo cinzento, bem como mais e mais viagens para outras dimensões de luz as quais não caberia na mente dos homens comuns esse entendimento, mas, o LU abre essas possibilidades de sabermos que podemos ir muito mais além porque no próprio LU fala-se em muitas coisas misteriosas que nele não se relata por conta da finalidade do próprio livro ser uma revelação, a 5ª Revelação que se traz aos povos deste mundo, para que abram as suas mentes, seus intelectos e espelhem-se na personalidade. E não é o objetivo confundir o leitor, mas abrir as possibilidades de que este mesmo leitor se auto conheça e com o auto conhecimento, cada um desperta para outras realidades bem mais além do que está descrito no prório LU e que é uma meta e objetivo da cada um ou de cada grupo em particular que não estejam inseridos essas buscas nas revelações do LU., mas no entanto não se busca confrontar coisas e situações das buscas internas de cada Ser com os escritos do LU que é um mapa a ser seguido para que cada um possa despertar na amplidão do infinito.
Os três circuitos, o da Mente, o da Personalidade e o do Intelecto estão intrinsecamente interligados ao Pai (Personalidade), ao Filho (Intelecto) e ao Espírito Santo (Mente) e, se me refiro a essas três Pessoas e, ou situações, ja estou aquí excluíndo desses circuitos a mente e o intelecto inferiores, pois podemos e devemos sim auto provocar um como que UP Grade na nossa mente e no nosso intelecto para que ambos subam uma oitava e se firmem juntamente com a Personalidade, cuja é monitorada pelo Monitor Misterioso, cujo, segundo meus entendimentos, esse mesmo Monitor Misterioso ja foi um humano outrora e que ja alcançou à finalidade mortal, indo ao Pai e depois vindo a ser um Monitor de Deus em cada Personalidade; com relação aos outros dois circuitos eu os vejo também e desde muito antes de ler o LU eu ja sabia e escrevia sobre estes três circuitos tão referenciados no LU.

Grato por ter lido estes escritos.
Muita paz, luz e vida em todos os nossos corações.
Quando me refiro à personalidade, estou apenas me referindo á única e exclusiva que é a centelha do Pai que habita em cada um de nós e não as mais variadas personalidades que se criam superficialmente em plena confusão com a Centelha Divina que ja habita dentro de cada coração.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio-Recife




Mensagens : 16
Data de inscrição : 25/01/2012

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Sobrevivência da personalidade   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQua Jan 25, 2012 6:07 pm


O LU frisa sobre sobrevivência da personalidade sim, mas não confundam a Personalidade Centelha do Pai que habita em cada humano, com possíves diversas personalidades adquiridas superficialmente; assim como é o caso da mente inferior e da mente superior, do intelecto inferior e do intelecto superior.
Somos ou temos dentro de cada um de nós estes três circuitos acima descritos no tópico anterior e podemos e devemos buscar fazer com que estas informações se cristalizem em cada um de nós, pois assim estaríamos adquirindo a capacidade de sobrevivência e de imortalidade e saíndo da simples vida material para a vida na Morôncia que é o Reino da Alma, com isso podemos ser sim imortais, abraçados pelo Pai, pelo Filho (Espírito de Verdade) ou pelo Espírito Materno do Universo (Espírito Santo), passando a residir como Almas iniciantes no Universo além da Carne em Jerusém capítal do nosso sistema de Satânia. Isto está claro no LU e o próprio Jesus ja nos falara sobre tudo isso qiando disse: "Na casa do pai ha muitas moradas".

Descrição minha que não está no LU:
Não sobrevivem os amontoados de egos que tentam e buscam nos confundir e nos desviar do verdadeiro caminho, mas a verdadeira personalidade a do Pai essa sim, mesmo que uma criatura seja levada pela morte segunda com a sua extinção total, após decreto dos altíssimos e dos anciães do Dias, a personalidade, do pai que reside no ser extinto, Ela é capturada pelo Pai volta ao Pai e o resto que não se aproveitou volta a ser pó e poeira, mesmo que sejam tudo energias egoicas, além do corpo carnal.
Ir para o topo Ir para baixo
foxmodem56k




Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/07/2014

Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Ajuda para questionar o conceito da reencarnação   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitimeQua Jul 09, 2014 10:15 am

Amigos,

Estou estudando o Livro de Urantia de mente aberta, tentando desenraizar certos conceitos da minha mente.
O principal é a reencarnação. Sim, venho de uma formação kardecista, mas estou disposto a pensar de forma diferente, se assim for necessário.
Meus amigos, vocês que têm mais experiência com a leitura do LU, podem tentar me esclarecer alguns questionamentos que me impedem AINDA de desacreditar da reencarnação?

1. Se a reencarnação não existe, como explicar nossas diferenças intelectuais e mazelas em geral? Por que alguns nascem com problemas mentais, por exemplo, que ao impedir a fusão com o Ajustador, já a condenariam a não-sobrevivência? E aqueles que, por algum motivo morrem como crianças, antes da chegada do ajustador?Como fica a justiça de Deus neste caso? Por que alguns nascem privilegiados?
Não pretendo criar polêmicas no fórum; meu objetivo é aprender.
Muito obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pre-existência do espírito - reencarnação??? Empty
MensagemAssunto: Re: Pre-existência do espírito - reencarnação???   Pre-existência do espírito - reencarnação??? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pre-existência do espírito - reencarnação???
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Morte - Espirito - Alma... e depois?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Elub :: Discussão Geral Português :: Temas Gerais-
Ir para: